icone_pesquisa


 

ultimas_noticias

Em Breve...

Aqui você terá vez e voz, aguarde...

 
 


Voltar ao
Inicio do Site

InicioSite

Voltar ao
Inicio da Matéria

InicioSite

Ir para mais
Notícias

InicioSite

 
 

Quixeramobim: Rádio Difusora Cristal comemora 50 anos

Nesta segunda-feira, 05, uma das mais tradicionais emissoras de rádio do Ceará comemora 50 anos. A Rádio Difusora Cristal, a primeira emissora do sertão central a entrar no ar, celebra esta data com uma programação especial que está sendo realizada durante todo o dia pelos programas da emissora.

Em 1946 Fenelon Augusto Câmara implantou o serviço de Alto-Falante “A VOZ DE CRISTAL”, através do qual levava informações e música aos moradores da Cidade. Pesquisador hábil procurava ouvir emissoras dos grandes centros e até do exterior para se manter atualizado com o que acontecia no mundo; culto e de bom gosto formou uma discografia com o melhor da música latina americana e seus comentários abalizados instruíram várias gerações. O “Boa Noite Cordial” e as “Mensagens Sonoras” fazem parte da memória afetiva dos que viveram na Cidade de Quixeramobim nas décadas de 40, 50 e 60.

Em 1966 se inicia o funcionamento experimental da Rádio Difusora Cristal para levar sua transmissão além dos limites da Cidade e do Município, como fora sonhado e concretizado por seu mentor. Fenelon nos legou não apenas uma emissora com um acervo de discos raros, mas o exemplo de persistência na luta por seus objetivos.

05 de Fevereiro de 1968, devidamente autorizada, a Difusora Cristal – a ZYH 641 – AM 1450 KHz, inicia sua atuação comercial. O Livro “História do Rádio no Sertão Central” registra esse fato e exalta o feito de um dos maiores empreendedores das comunicações do Ceará, na segunda metade do século XX – Fenelon Augusto Câmara.

Periodicamente a emissora obtém sua Renovação de Outorga, continuando em Ondas Médias, renunciando ao direito de ser
transformada em freqüência modulada. Os destaques da programação era a Agenda Policial, ainda no ar com o seu filho Getúlio Câmara. (Terezinha Oliveira)


Quixeramobim, 05 de Fevereiro - 2018
Redação


AVISO:Todo e qualquer comentário publicado na internet por meio do site O SERTÃO É NOTÍCIA não reflete, obrigatoriamente, a opinião do site. Os textos publicados são de exclusiva e total responsabilidade do leitor que a enviou. O site O SERTÃO É NOTÍCIA reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Lembramos ainda a todos que forem utilizar deste espaço que poderá haver moderação dos comentários, visando garantir a privacidade das informações. Informamos também que todos os comentários ficam registrados através da numeração de IP. Por tanto, faça seu papel de cidadão de um país democrático e use esta ferramenta de forma correta.



O observador

A dica no setor esportivo é que a rádio é cearense e temos grandes clubes no estado. Já está na hora de priorizar os times do sul e de misturar varias transmissoes ao mesmo tempo.

Responder

06/02/2018, às 23:10:12



voltarInicio
O Sertão é Notícia a 5 Anos levando a Notícia a todo o Sertão Cearense